Dentro da Traumatologia, o traumatismo da face assume um papel importante no tratamento dos pacientes acometidos. As principais causas do trauma facial são: acidentes automobilísticos e motociclísticos, acidentes esportivos, agressões físicas e traumatismos por armas de fogo.
Devido à proximidade anatômica da face ao crânio, é comum pacientes que sofreram tramatismo facial, apresentarem trauma craniano associado. Muitas alterações provocadas pelo tramatismo facial levam ao trauma psicológico e social, pois envolvem alterações importantes na estética e na função dos maxilares.
Lacerações da face e da boca, avulsões dentárias, fraturas dos ossos faciais (maxila, mandíbula, malares, nariz, órbita) requerem um tratamento especializado por profissionais treinados para restabelecimento funcional e estético da face traumatizada. O cirurgião bucomaxilofacial é o profissional mais indicado para o tratamento destes casos.
Na grande maioria das fraturas faciais a fixação das fraturas se faz por placas e parafusos de titânio, imperceptíveis ao toque que permitem o retorno precoce do paciente as suas atividades profissionais e sociais. Esta técnica permite que o paciente não necessite de períodos de imobilização dos maxilares, sendo possível a fala normal e a dieta em poucos dias. A recuperação é sempre acompanhada de um fonoaudiólogo que irá ajudá-lo no restabelecimento da função mastigatória e da fala.exerce papel fundamental, principalmente nos períodos de recuperação dos pacientes submetidos à cirurgia ortognática. Preocupado em proporcionar este padrão de excelência aos pacientes, nossa equipe dispõe de fisioterapeuta para acompanhamento e reabilitação dos nossos clientes.
Cirurgia ortognática
Especialidade da odontologia que reposiciona o maxilar e/ou a mandíbula com deformidades.
Retorno ao trabalho Atualmente, utilizamos técnicas cirúrgicas minimamente invasivas (cortes pequenos, pouco sangramento e menor tempo cirúrgico), proporcionando mais segurança […]
A atuação Fonoaudiologia associada aos procedimentos de Cirurgia Bucomaxilofacial contribui para resultados superiores nos pacientes que tenham alterações em seu […]