A mucosa bucal apresenta uma coloração rosa pálido e textura macia. Qualquer alteração em textura e cor pode significar um estado patológico. Manchas avermelhadas e esbranquiçadas, uma ferida que não cicatriza e sangra, um espessamento da mucosa e dores ao mastigar e deglutir podem ser sinais de anormalidade.
Estas alterações podem ocorrer nos lábios, bochechas, palato (céu da boca), gengiva, língua, pele da face e pescoço. Nem sempre elas vem acompanhadas de dor.
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista faz uso crônico de álcool.
Próteses mal ajustadas, dentes fraturados podem ser fatores desencadeantes dos tumores orais, os pacientes devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas. Evitar a exposição ao sol sem proteção é importante na prevenção do câncer do lábio.
A melhor forma de buscar tratamento para quaisquer alterações da região oral e maxilofacial é procurar um profissional especializado na detecção precoce destas lesões e tumorações. O diagnóstico precoce quase sempre significa um tratamento com cura definitiva e menos danos ao paciente. Em muitos casos, uma biópsia deve ser realizada.
A melhor forma de prevenção das doenças orais e maxilofaciais é o auto exame da boca e face. Abaixo demonstraremos este auto exame (fonte: INCA)
O auto-exame é de grande importância porque ajuda a detectar sintomas do câncer bucal. Veja abaixo como ele deve ser realizado.
O que é o auto-exame da boca?
É uma técnica simples que a própria pessoa pode fazer, bastando que tenha um espelho e esteja num ambiente bem iluminado.
A finalidade deste exame é identificar lesões precursoras do câncer de boca, uma doença curável se tratada no seu início.
O que procurar?
- Mudanças na aparência dos lábios e da porção interna da boca;
- Endurecimentos;
- Caroços;
- Feridas;
- Sangramentos;
- Inchações;
- Áreas dormentes;
- Dentes amolecidos ou quebrados.
Como fazer o auto-exame da boca?
Atenção: Lave bem a boca e remova próteses dentárias se for o caso.
- De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes. Toque suavemente com as pontas dos dedos todo o rosto.
- Puxe com os dedos, o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, apalpe todo o lábio. Puxe o lábio superior para cima e repita a papalção.
- Com a ponta do dedo indicador, afaste a bochecha para examinar a parte interna da mesma. Faça isso nos dois lados.
- Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior.
- Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca.
- Incline a cabeça para trás e abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente o céu da boca. Palpe com o dedo indicador todo o céu da boca. Em seguida diga “ÁÁÁÁ…” e observe o fundo da garganta.
- Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida puxando a língua para esquerda, observe o lado esquerdo da mesma. Repita o procedimento para o lado direito.
- Estique a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda a sua extensão com os dedos indicador e polegar da outra mão.
- Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Depois, apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita. Repita o procedimento para o lado direito, palpando com a mão esquerda. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas.
- Finalmente, introduza o polegar por debaixo da queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.
Faça o auto-exame da boca mensalmente.
Se notar alguma anormalidade, agende uma consulta para estabelecermos um diagnóstico precoce.
Telefone: 21 2622-2399