A atuação Fonoaudiologia associada aos procedimentos de Cirurgia Bucomaxilofacial contribui para resultados superiores nos pacientes que tenham alterações em seu sistema mastigatório, já que as duas especialidades, cada qual dentro de sua própria atuação, tratam diretamente deste sistema.
O sistema mastigatório ou também chamado estomatognático ( estoma = boca e gnático = maxilares), é responsável por movimentos diários e imprescindíveis tais como o abrir e fechar da boca, mastigar, bocejar, falar, deglutir (engolir), beijar, além de, através dos músculos da expressão facial, manifestar sentimentos.
A Fonoaudiologia tem em sua especialidade Motricidade Oro-Facial, muito a contribuir no restabelecimento de pessoas acometidas por fraturas ou traumas na face, pessoas que sofram com Disfunção têmporo-mandibular (alteração do funcionamento da articulação têmporo-mandibular – ATM) ou que foram submetidas a cirurgia ortognática. O papel deste profissional é reabilitar as funções de mastigação, deglutição, respiração e fonação (fala e voz), que, geralmente são prejudicadas por tais acometimentos. O fonoaudiólogo também irá adequar a postura dos órgãos fono-articulatórios (lábios, língua, bochechas e músculos da expressão facial), e equilibrar o tônus muscular de toda a face, trazendo maior harmonia facial, o que se traduz em um melhor efeito estético.
O tratamento Fonoaudiológico, em linhas gerais, consiste em uma terapia na qual o paciente é conscientizado, sensibilizado e trabalhado em sua musculatura, através de relaxamento manual da face e da boca, massagens tonificantes, movimentação passiva e ativa da ATM. Nos atendimentos também são realizados exercícios musculares (isotônicos, isométricos e isocinéticos), que visam fortalecer a musculatura, otimizando funções e liberando as articulações.
No pós-operatório a terapia visa reduzir edemas (inchaços) mais rapidamente através de drenagem linfática e, através de estimulação tátil, térmica e gustativa, normalizar áreas de redução da sensibilidade (dormências). Massagens para favorecer os processos de cicatrização, prevenindo retrações, fibroses e cicatrizes também fazem parte do arsenal terapêutico da Fonoaudiologia. Se necessário, trabalhamos ainda com alongamentos musculares para ampliar a abertura da boca.
A parceria do trabalho de cirurgiões e fonoaudiólogos consolida o sucesso do tratamento, pois atende o paciente em suas diversas necessidades, dando-lhe maior segurança, conforto, e diminuindo seu tempo de recuperação.