Implantes dentários

O que é um implante dentário?

Um implante dentário é um pequeno parafuso metálico, de titânio, que é bem tolerado pelo organismo e exerce a função da raiz do dente natural. O implante é inserido diretamente no osso do maxilar com o qual se integra, permitindo uma ancoragem firme. O tempo de cicatrização é de 8 a 16 semanas, conforme a indicação do caso. Decorrido este tempo, a prótese é fixada no implante. De acordo com cada caso, será indicada a prótese adequada aos implantes.

Vantagens dos implantes osseointegrados

Exemplo de prótese convencional

Para a fixação de uma ponte convencional, os métodos tradicionais requerem o desgaste dos dentes vizinhos saudáveis. São assim preparados para uma coroa ou ponte, exercendo, mais tarde, a função de suporte. A substância desgastada é perdida para sempre podendo gerar problemas futuros como infiltrações por cárie.

Exemplo de prótese sobre implante

O implante dentário substitui a raiz do dente perdido e serve como pilar para a coroa do implante. A substância saudável dos dentes vizinhos não é desgastada.

Quanto custa um tratamento com implantes?

Cada paciente precisa de uma prótese adequada para o seu caso, podendo haver a necessidade de colocar vários implantes dentários. Por esse motivo, não podemos dar valores indicativos gerais para os custos que irão surgir. Será elaborado um plano de tratamento com os custos específicos para cada caso. A comparação entre os custos a curto e a longo prazo, é um fator importante na escolha da prótese. Apesar de os implantes dentários poderem necessitar de maiores investimentos no início, a longo prazo oferecem, em muitos casos, a solução mais econômica.

Existe risco de ocorrer rejeição?

Não existe rejeição aos implantes. São de titânio que é o material mais biocompatível.

Quanto tempo dura um implante?

Os estudos de longa duração provam que a taxa de êxito dos implantes após 10 anos se situa em torno de 95 %. Uma condição essencial é o planeamento cuidadoso adequado para cada caso. Com boa saúde, consultas de controle regulares ao seu dentista e uma higiene oral cuidadosa, os implantes podem durar uma vida inteira.

A cirurgia é dolorosa?

A inserção dos implantes é feita com anestesia local, de modo que durante a intervenção, o paciente não sente absolutamente nada. Caso haja necessidade de um procedimento mais prolongado, possuímos infra-estrutura para realização da cirurgia sob sedação e analgesia no consultório, oferecendo maior conforto para o paciente.

Há algum limite de idade para a inserção de implantes?

Em princípio, os implantes dentários podem ser inseridos em quase todas as idades. Uma exceção são crianças e jovens na fase de crescimento, uma vez que os implantes iriam perturbar o crescimento dos maxilares.

Qual é a modalidade de tratamento que se adequa ao seu caso?

Perda de apenas um dente

Implante Unitário

Primeiramente, realizamos um exame para avaliar o caso individualmente através de radiografias e tomografias. Em algumas situações pode ser necessária a realização de enxertos ósseos para se obter o melhor resultado.

Colocação do implante

O implante é colocado e, ao mesmo tempo, é colocado um dente provisório que lhe permitirá comer e falar normalmente. O implante necessitará de alguns meses para integrar-se ao maxilar antes do próximo passo ser dado.

Instalação da nova coroa definitiva

O último passo é instalar a coroa de cerâmica definitiva e ajustá-la à sua mordida. Não é necessário qualquer tratamento adicional, apenas uma revisão de 6 em 6 meses.

Perda de dois ou mais dentes

Três dentes da região posterior da arcada estão ausentes. A única alternativa de substituição além das próteses removíveis presas por grampos, é a colocação de uma ponte fixa apoiada sobre implantes dentários ou três implantes isolados.

Instalação dos implantes

Os implantes são colocados numa única sessão quando existe as condições ósseas ideais. Uma ponte provisória poderá ser colocada na mesma altura, permitindo-lhe falar normalmente e imediatamente após a cirugia de instalação dos implantes. Apenas a dieta deverá ser pastosa por alguns dias.

Instalação da ponte

É necessário que os implantes cicatrizem no maxilar antes de colocar a ponte definitiva. Normalmente isto ocorre de 3 a 4 meses após a cirurgia de instalação. O tempo poderá variar de acordo com as exigências estéticas dos dentes e com a região reabilitada.

Perda de todos os dentes

Cada caso deve ser avaliado individualmente através de radiografias e tomografias. O objetivo é sempre planejar uma prótese fixa que dê segurança durante a mastigação e que recupere a estética facial e do sorriso

Instalação dos implantes

O primeiro passo é a colocação dos implantes dentários para substituir as raízes dos dentes. Neste caso, são utilizados cinco implantes. São colocados dentes provisórios que lhe permitem comer e mastigar normalmente enquanto aguarda a colocação da ponte definitiva.

Instalação da ponte

A ponte definitiva é firmemente colocada sobre os implantes. No caso de um maxilar edêntulo, são geralmente necessárias 2 a 3 consultas para fixar completamente a ponte. Em alguns casos, é possível a instalação da ponte provisória em até 48 horas após a cirurgia, o que significa que você poderá mastigar, sorrir e falar dois dias depois do procedimento.


Cirurgia ortognática

Especialidade da odontologia que reposiciona o maxilar e/ou a mandíbula com deformidades.

Saiba mais

Implantes dentários

Os implantes aproximam-se bastante à anatomia e à estética dos dentes naturais e oferecerem maior estabilidade às próteses.

Saiba mais

Planejamento digital 3d

Dispomos de softwares para planejamento virtual da cirurgia ortognática e de implantes.

Saiba mais

Anestesia geral

Onde é realizada e quem vai cuidar de mim durante o procedimento cirúrgico? Toda cirurgia bucomaxilofacial sob anestesia geral é […]

Saiba mais

Cirurgia bucomaxilofacial

O que é Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial? Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico […]

Saiba mais

Dentes inclusos

Os terceiros molares (dentes sisos) começam a erupcionar no final da adolescência, mais ou menos quando atingimos os 20 anos […]

Saiba mais

Analgesia inalatória com óxido nitroso

Onde é realizada e quem vai cuidar de mim durante o procedimento cirúrgico? A cirurgia sob sedação é realizada no […]

Saiba mais

Fisioterapia

A inter-relação entres as áreas da saúde tem se tornado um fato cada vez mais presente nos dias atuais e […]

Saiba mais

Fraturas dos ossos da face

Dentro da Traumatologia, o traumatismo da face assume um papel importante no tratamento dos pacientes acometidos. As principais causas do […]

Saiba mais

Fonoaudiologia e cirurgia bucomaxilofacial

A atuação Fonoaudiologia associada aos procedimentos de Cirurgia Bucomaxilofacial contribui para resultados superiores nos pacientes que tenham alterações em seu […]

Saiba mais

Doenças da boca

A mucosa bucal apresenta uma coloração rosa pálido e textura macia. Qualquer alteração em textura e cor pode significar um […]

Saiba mais

Cirurgia sob sedação

Onde é realizada e quem vai cuidar de mim durante o procedimento cirúrgico? A cirurgia sob sedação é realizada no […]

Saiba mais

Pós-operatório

Retorno ao trabalho Atualmente, utilizamos técnicas cirúrgicas minimamente invasivas (cortes pequenos, pouco sangramento e menor tempo cirúrgico), proporcionando mais segurança […]

Saiba mais